Programas
Programa de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D
A Eletrocar recebeu em 30/07/21 os resultados do projeto intitulado “Modelagem para a previsão e monitoramento da evasão de unidades consumidoras, devido à expansão da geração distribuída fotovoltaica”.
O modelo criado é inovador, pois permite mensurar quais Unidades Consumidoras da rede de distribuição da Eletrocar tem maior potencial de migrar para a Geração Distribuída Fotovoltaica. O reconhecimento da inovação ocorreu mediante publicações em eventos científicos e periódicos internacionais que validam a pesquisa desenvolvida, dentre os quais se destaca o artigo publicado no periódico Sustainability, da editora Suíça MDPI, link: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/8/3184/htm.
Para mensurar o potencial de migração entre as Unidades Consumidoras, a ELETROCAR possui 21 indicadores, selecionando ao menos um de cada grupo para compor os 11 fatores. Em seguida, são ativados os filtros para escolher que Unidades Consumidoras que terão sua mensuração analisada.
Potencial de Migração é o nível de capacidade e adequação de uma Unidade Consumidora para aderir a tecnologia fotovoltaica em comparação com as outras Unidades Consumidoras do Sistema.
Segue o link da ferramenta de mensuração do potencial de migração: https://sites.google.com/view/eletrocar
Conheça os 11 fatores do modelo (divididos nos grupos):
SISTEMA FOTOVOLTAICO
1. Estimativa de Geração: É a capacidade da Unidade Consumidora de gerar energia fotovoltaica.
2. Parâmetros Técnicos: Tem relação com a qualidade dos equipamentos e do local para receber o sistema fotovoltaico.
3. Custo do Sistema: É o custo de aquisição e operação do sistema fotovoltaico.
CUSTO BENEFÍCIO
4. Custo com Energia Elétrica: É o custo com energia elétrica que o consumidor paga na fatura.
5. Programas de Incentivo: Incentivos e benefícios que o consumidor possui como redução de impostos ou descontos.
6. Taxas de Juros: Tem relação com o tipo de acesso a financiamento que os consumidores possuem.
PERFIL
7. Preocupação Ambiental: É o valor que o consumidor dá para o meio ambiente e para o consumo consciente de energia.
8. Interação Entre Agentes: Tem relação com a influência que consumidores com Geração Distribuída exercem sobre outros consumidores.
PADRÃO DE VIDA
9. Estilo de vida: Tem relação com a renda e os hábitos de vida do consumidor.
10. Residencial: Tem relação com o número de moradores e equipamentos das Unidades Consumidoras.
11. Valor da Habitação: Tem relação com os custos e valor financeiro da Unidade Consumidora.
O projeto em questão foi viabilizado mediante as participações das seguintes entidades: ELETROCAR, ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (por meio do NIC – Núcleo de Inovação e Competitividade, do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica, e da FATEC – Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência).
Fundamentação Regulatória:
https://www.aneel.gov.br/programa-de-p-d (programa P&D no portal da ANEEL)
Legislação pertinente ao projeto de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9991.htm - Dispõe sobre realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica, e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/L10.973compilado.htm - Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13303.htm - Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm - Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.